Aproximadamente 14 multas são aplicadas diariamente pela Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) na avenida Nazaré. O principal motivo das notificações é o estacionamento em filas duplas e, muitas vezes, até triplas, pelos veículos ao longo da via.A existência de vários colégios na avenida é um facilitador dessas infrações. Por esse motivo, a CTBel iniciou uma ação educativa batizada de "Volta às aulas", para facilitar o fluxo de veículos e orientar os motoristas sobre a questão.
Joaquim Campos, diretor de Trânsito da CTBel, explica que a avenida Nazaré é um corredor com tráfego intenso de carros que saem do comércio em direção à Almirante Barroso. "Nós já realizamos palestras e reuniões com a diretoria das escolas e com pais de alunos para que tomem ciência do espírito de coletividade. Quando param em filas duplas, atrapalham a vida de dezenas de pessoas".
Os horários mais complicados são até as 8h e por volta do meio-dia, ou seja, de entrada e saída de alunos. Joaquim Campos diz que, nessas primeiras semanas de aulas, o órgão estará orientando os pais, mas se o problema persistir, vão começar as notificações. "A notificação, na realidade, ocorre quando há a resistência em sair da fila dupla".
Para quem precisa pegar a avenida com outro objetivo que não os colégios, a ação é bem-vinda. Marcos Vieira passa todos os dias pela avenida Nazaré justamente nos horários mais movimentados e sempre acaba ficando no engarrafamento.
"A saída dos alunos é um tormento para os outros condutores que precisam trafegar por esse trecho. Os pais acabam parando no meio da rua para esperar os filhos. Isso atrapalha a vida de todos nós", afirma.
No caso dos pais dos alunos, a opinião diverge. "Nós não temos outra alternativa senão parar em fila dupla, mas normalmente nem existe demora. É somente para deixá-los ou pegá-los", disse Maria de Nazaré Rodrigues, mãe de três crianças que estudam em um dos maiores colégios na avenida.
Fonte: Diário do Pará

0 comentários:
Postar um comentário