Acompanhada do secretário de Integração Regional, André Farias, do prefeito Bertoldo Couto, do vice, Professor Poeta e de lideranças locais e regionais, a governadora Ana Júlia participou da solenidade de regulamentação pelo município da profissão de mototaxista. A comitiva da governadora foi recebida por uma caravana de mototaxistas na divisa do município de Marituba com Ananindeua.
Os mototaixtas reconhecem o empenho da governadora pela regulamentação da atividade, que se iniciou quando ela ainda exercia o mandato de senadora. O evento contou com a presença de representantes da categoria de Castanhal, Moju, Benevides e Belém.
Durante a solenidade, prestigiada pelo deputado Federal Waldimir Costa, Dep. Estadual, Luiz Cunha, pela vice-prefeita de Ananindeua, Sandra Batista, pelo prefeito de Santa Bárbara do Pará, Ciro Goés, além de vereadores e secretários municipais, a governadora firmou termo de compromisso com o prefeito Bertoldo Couto para a conclusão do ginásio de esportes do município, abandonado há mais de sete anos. O governo estadual já levou para Marituba um centro de hemodiálise, uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e infocentros da rede NavegaPará.
A governadora lembrou que a realização dessa obra e de outras em Marituba, como a de asfalto, vai depender da aprovação do empréstimo de R$ 366 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), concedido pelo governo federal para compensar as perdas decorrentes da crise financeira. O Pará é o único Estado brasileiro, cujo legislativo não autorizou a contratação.
Ana Júlia, que no meio da tarde recebeu prefeitos da Associação dos Municípios da Calha Norte (Amucan), os quais afirmaram estar empenhados junto aos deputados da região pela aprovação do empréstimo, disse que quem perde não é a governadora, mas a população, que corre o risco de ter obras de seu interesse paralisadas, como a nova Santa Casa de Misericórdia, obras de melhoria de rodovias estaduais, de saneamento, habitação e outras. "Esse recurso é do povo, é para concluir obras importantes e de grande alcance social".
Outro benefício para Marituba anunciado pela governadora será a instalação de uma unidade do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) no município e o programa Pará Duas Rodas. "A categoria foi buscar uma opção de vida de forma digna e honesta, por isso merece esta vitória".
O prefeito Bertoldo Couto disse que se sente honrado em poder proporcionar o sonho da regulamentação dos mototaxistas, pois ele é resultado de muitas lutas. Ele considera que a regulamentação vai oferecer mais segurança e gerar impostos no município, já que os profissionais vão abastecer e consumir na cidade, além de oferecer um transporte alternativo mais barato para a população.
O prefeito ressaltou que o microcrédito destinado à cidade fez a diferença para muitos empreendedores. Marituba, que tem 100 mil habitantes, é uma das maiores em densidade demográfica e precisa gerar oportunidades para a juventude.
Representando os mototaxistas, Antonio Erivan pretende que a regulamentação feita no Pará, e agora em Marituba, seja um modelo para outros municípios paraenses e brasileiro. O vice-prefeito Professor Poeta listou alguns benefícios levados pelo governo Ana Júlia para o município e destacou a preocupação da governadora com o social.
O deputado estadual Luiz Cunha, em seu quinto mandato, disse que, com toda experiência acumulada, nunca viu um governo ser tão perseguido quanto o de Ana Júlia. Segundo ele, a Alepa nunca negou um pedido de empréstimo a nenhum governo anterior e agora tenta impedir Ana Júlia de ter acesso a um recurso de compensação pelas perdas da crise. Luiz Cunha testemunhou ainda que a governadora cumpriu todas os compromissos assumidos no seu município de origem, Augusto Correa. O presidente da Câmara, vereador Wildson Mello, destacou que a Ana Júlia governa sem cor partidária, porque tem compromisso com o povo do Pará.
Já o deputado federal Wladimir Costa disse que, na próxima segunda-feira (8), vai ingressar com um Projeto de Lei na Câmara Federal, propondo a criação do Dia Nacional dos Mototaxistas, que ele vai sugerir que seja no dia do aniversário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 6 de outubro, em homenagem ao seu compromisso com a categoria.
Ivonete Motta - Secom

0 comentários:
Postar um comentário