Para reduzir o número de roubos no país o Ministério da Justiça lançou uma campanha. Veja como e o que fazer se for vítima de um bandido.
Em ruas movimentadas do centro de São Paulo, câmeras da polícia registraram a ação de quadrilhas. O rapaz é seguido e empurrado e fica sem o celular. Em outro ponto, o ladrão se joga contra a vítima, tira o celular e passa rapidamente para um comparsa.
Em Fortaleza, num minuto, o rapaz usa o telefone, no outro tem o aparelho levado pelos bandidos. O que as vítimas fazem depois?
- "Só cancelar a linha e não fui mais atrás".
- "Não sei nem qual é o procedimento".
O procedimento é ligar para a operadora e cancelar o número da linha. Também é possível bloquear o aparelho para que ele não seja reutilizado nem com outro chip. Para isso é preciso informar o número de série: uma sequência de quinze algarismos que estão na caixa do aparelho.
Quem não tem mais a caixa, pode acessar o número de série digitando asterisco, jogo da velha, os números zero e seis e jogo da velha novamente [ *#06# ].
Ao passar o número da linha e o código de série do aparelho o celular é bloqueado imediatamente. Também é preciso fazer um boletim de ocorrência em até cinco dias e comunicar a operadora, caso contrário, o celular pode voltar a funcionar.
"Já existe um estudo de gestores da Anatel junto às prestadoras para simplificar este processo e substituir essa necessidade da exigência do boletim de ocorrência por outro documento que facilite a vida do cidadão", explica José Everardo de Sousa Leite, gerente da Anatel/CE.
Segundo estimativa do Ministério da Justiça pelo menos um milhão de celulares são roubados por ano em todo país, mas esse número pode ser maior porque muita gente não registra o roubo. Já existe um cadastro de celulares cancelados, mas ele depende da atitude das vítimas para ser atualizado.
As medidas para facilitar ainda mais o bloqueio do celular vão ser estudadas pela Anatel e operadoras.

1 comentários:
Percebe-se que em Marituba é o céu, pois não existe outra noticia, nem boa ou ruím... Ou então a página está precisando de atualizações. Cuidado para não cair no descaso.
Postar um comentário